Banca de DEFESA: TALITA MARQUES DE MATOS MORAIS

DATA: 30/09/2022
LOCAL: Sala de Defesas
TÍTULO: A íntima relação entre vida nua e soberania em Giorgio Agamben
PALAVRAS-CHAVES: Biopolítica. Poder Soberano. Homo Sacer. Vida nua. Forma-de-vida.
RESUMO: A pesquisa possui como objetivo analisar a relação entre vida nua e soberania na perspectiva filosófica de Giorgio Agamben. Para torná-la possível, revisitaremos o percurso agambeniano para entendermos a transformação da política em biopolítica, a distinção de bíos e zoé, o diagnóstico do filósofo sobre o estado de exceção permanente e como ele se tornou possível através dos mecanismos de controle biopolítico, bem como, o processo de transformação da vida dos cidadãos em vida nua, uma vinda cindida da sua forma. E diante do exposto, nosso projeto terá como obras principais os seguintes livros que compõe o projeto homo sacer: Homo Sacer: o poder soberano e a vida nua I (2014), Estado de Exceção (2004), O reino e a glória: uma genealogia teológica da economia e do governo (2011), Stasis. La guerra civile come paradigma político. Homo sacer II, 2, (2015), O que resta de Auschwitz: o arquivo e a testemunha (2008), Opus dei (2013), Altíssima Pobreza (2014), Uso dos Corpos (2017), bem como os ensaios Forma-de-vida (2017) e Nudez (2015). Assim, conforme o percurso agambeniano e embasados no seu aparato conceitual, estaremos aptos a refletir sobre as possibilidades de destituição da biopolítica até a potência de emancipação dos indivíduos que poderá fomentar uma nova política.

Interno – 2259518 – FABIO ABREU DOS PASSOS
Presidente – 1764151 – JOSE ELIELTON DE SOUSA