Banca de DEFESA: PAULO PEREIRA DE SOUSA

LOCAL: sala 309
TÍTULO: PAUL RICOEUR: A NOÇÃO DE ALTERIDADE EM TRÊS DIMENSÕES
PALAVRAS-CHAVES: Alteridade, Ética, Cuidado, Ricoeur
RESUMO: O presente estudo tem como objetivo compreender os conceitos básicos de alteridade em Paul Ricoeur, estabelecendo uma reflexão a partir da obra: O Si-mesmo como Outro, elevando para o campo da sabedoria prática a expressão ricoeuriana que se consolida o diálogo filosófico, primeiro com as filosofias do sujeito e, em seguida, com as teorias éticas fundamentais: teleologia e deontologia. Esses pressupostos serão utilizados como base de fundamentação teórica para se chegar a um esboço conceitual de alteridade como fundamento basilar na construção de uma sabedoria prática ou uma “Ética do cuidado”. A noção de cuidado na filosofia ricoeuriana, o outro, o alter ego nos interpela a uma compreensão comum dessas noções, ou seja a não renúncia do amor, cuidado do si e o cuidado do outro, e a atenção da justiça. O cuidado tomado como proposta ética não se resume a um ato isolado. É uma atitude, um modo de ser, ou seja, é a maneira como a pessoa estrutura e funda suas relações com as coisas, os outros, o mundo e, consigo mesma. Um cuidado mais humano possibilita a sensibilidade para a experiência humana e o reconhecimento da realidade do outro, como pessoa e como sujeito, com suas singularidades e diferenças.

Presidente – 1886515 – JOSE VANDERLEI CARNEIRO
Interno – 1571966 – GUSTAVO SILVANO BATISTA