DISCENTE: KARLA SABRINE BANDEIRA DO NASCIMENTO
DATA: 31/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Virtual
TÍTULO: A POTÊNCIA DO OLHAR EM MERLEAU-PONTY E CÉZANNE: A expressão criadora entre a filosofia e a pintura
RESUMO: Esta dissertação propõe apresentar as articulações da filosofia de Merleau-Ponty e a pintura de Paul Cézanne. Para isso, fazum percurso por algumas obras do filósofo e do pintor, a fim deinvestigar o que Merleau-Ponty entende por expressão criadora. Toma-se como ponto inicial a fenomenologia merleaupontyana que aborda vários aspectos da relação entre arte e filosofia, tais como: corpo, olhar, visibilidade, sensibilidade, visão, percepção,dentre outros. O trabalho analisa a passagem da fenomenologia para a nova ontologia merleaupontyana tendo por elemento central a pintura de Cézanne. Nesse percurso, apresenta a crítica empreendida pelo filósofo ao racionalismo, principalmente à René Descartes e à ciência moderna, questionando o lugar ocupado pelas dualidades e pelo representacionismo, na tradição filosófica que acabaram por ignorar a expressão originária e criadora proporcionada pela arte. O texto procura mostrar as contribuições do filósofo tanto para a filosofia quanto para a interpretação da pintura como um modo de estender o horizonte do pensamento para além das amarras conceituais, encontrando na arte
um forte elemento emancipador de uma outra forma de pensar focada no corpo e na vida. Merleau-Ponty encontra em Cézanne a influência apropriada para instigar a reflexão sobre o fenômeno da visibilidade sem descartar, de certa forma, o mundo da invisibilidade. As obras principais de Merleau-Ponty que guiam a discussão apresentada são:A fenomenologia da percepção;A dúvida de Cézanne,Linguagem indireta e vozes do silêncio e o O olho e o espírito.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente – 021.673.499-12 – SOLANGE APARECIDA DE CAMPOS COSTA – UESPI
Interno – 1571966 – GUSTAVO SILVANO BATISTA
Externo à Instituição – PLINIO SANTOS FONTENELLE – UFMA