Banca de DEFESA: NAYRA RAQUEL PINHEIRO SALES

DISCENTE: NAYRA RAQUEL PINHEIRO SALES
DATA: 30/09/2022
LOCAL: Sala de Defesas
TÍTULO: Desejo, moralidade e virtude: uma leitura do expressivismo em A ética nos conflitos da modernidade de Alasdair MacIntyre
PALAVRAS-CHAVES: Desejo. Moralidade, Expressivismo, Aristotelismo- Tomista, Virtude.
RESUMO: O presente projeto objetiva investigar o papel dos desejos na apreciação moral e a leitura macintyriana do “expressivismo” na obra Ética nos Conflitos da Modernidade. Em sua obra Depois da Virtude, MacIntyre elabora um duro diagnóstico da condição moral contemporânea, qual seja, a ideia de que esta se encontra em um grave estado de desordem, dado seu caratér fragmentário. Segundo ele, o que está na base dessa fragmentação da moralidadecontemporânea é o emotivismo, ou seja, a ideia de que a moralidade não possui nenhum conteúdo racional, sendo qualquer tentativa de justificação racional mera expressão das preferências de uma vontade individual, descartando desejos e emoções como parâmetro para pensar a moralidade. Em Ética nos Conflitos da Modernidade, ele retoma sua análise do emotivismo, mas agora nomeando o apenas de “expressivismo” e elevando-o a adversário principal da tradição aristotélico tomista a partir qual ele opera sua crítica à moralidade contemporânea, reconsiderando o papel dos desejos e tendo como fio condutor de sua análise no processo de deliberação moral. Nossa pesquisa consiste em investigar o modo como MacIntyre responde à questão do papel dos desjos na apreciação moral, a partir da sua leitura do expressivismo na obra Ética nos Conflitos da Modernidade.

Interno – 423660 – HELDER BUENOS AIRES DE CARVALHO
Presidente – 1764151 – JOSE ELIELTON DE SOUSA