Banca de DEFESA: ROGÉRIO SOUSA SODRÉ

DATA: 30/06/2022
LOCAL: Virtualmente
TÍTULO: EDMUND HUSSERL E A CRISE NA MODERNIDADE CIENTÍFICA
PALAVRAS-CHAVES: Ciência. Fenomenologia. Husserl. Mundo da Vida.
RESUMO: O presente trabalho é uma investigação acerca da crise das ciências na modernidade, tendo como princípio norteador, Edmund Husserl, que ao se debruçar sobre a questão das ciências positivas e seu processo de naturalização do conhecimento, subsumindo tudo a aspectos fáticos, fez com que a análise dos fundamentos do conhecimento, fosse deixada de forma fragmentária sem o devido aprofundamento. O projeto epistemológico husserliano, perpassa pelas ciências, e delineia dessa forma, o processo pelo qual se deu a derrocada do conhecimento por meio das ciências positivas; seu método e iniciativa, tem como objetivo, trazer um ideal de filosofia como ciência rigorosa, sob o aspecto da Filosofia Fenomenológica. As ciências positivas deixaram a mercê a existência humana e seus significados, assim como a própria ideia de epistemologia, matemática e da lógica, a aspectos psicológicos; a ingenuidade cientifica se dá no processo de limitação dos pressupostos do conhecimento e da perspectiva de análise do mundo da vida, que no decorrer da evolução das ciências, corroborou no seu desenvolvimento, mas que aos poucos foi sendo deixada a mercê da própria investigação as ciências no mundo circundante. O naturalismo e o objetivismo, ofuscaram a visão promissora de ciência que busca as bases de sua racionalidade, assim sendo, uma renovação é necessária, um novo sistema e modo reflexivo, são uma das possibilidades de saída da crise. A relação entre filosofia e crise se dá na evolução de uma nova racionalidade, de uma nova ciência sob aspectos fenomenológicos. Portanto, a crise das ciências é uma crise da própria cultura e sob seus aspectos ético-epistemológicos.

Externo à Instituição – EDUARDO JOSE MARANDOLA JUNIOR – UNICAMP
Presidente – 1571966 – GUSTAVO SILVANO BATISTA