Programa de Pós-Graduação em Filosofia

DISCENTE: ADNA LUSANE NUNES FERREIRA
DATA: 31/03/2023
LOCAL: Sala 308
TÍTULO: ARTÍFICIE DA PRÓPRIA EXISTÊNCIA: A CONSTITUIÇÃO DE SI A PARTIR DO PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO EM MICHEL FOUCAULT
PALAVRAS-CHAVES: Estética da existência. Subjetivação. Práticas de si
RESUMO: Durante toda a sua existência, o homem é ensinado como se portar perante aos que o cercam, imitando pensamentos, atitudes e comportamentos que lhe foram repassados por outros. Com o advento da Modernidade, foram criados mecanismos que objetivavam controlar os indivíduos e seus modos de viver aprisionando assim, suas subjetividades. Em seu terceiro domínio teórico, denominado Estética da existência, Michel Foucault, toma o caminho contrário, resgatando conceitos da Antiguidade greco-romana que propunham ao homem voltar o olhar para o seu
interior, através de diversas práticas físicas e espirituais, para que através das experiências diárias, moldasse o seu modo de viver, através de um processo que ele nomeia de subjetivação.
Esta pesquisa tem cunho bibliográfico e busca investigar nas obras do terceiro domínio de Foucault,aconstituição de sino âmbito do processo desubjetivação conceituando e caracterizando as práticas de si, a relação entre subjetividade e verdade e a articulação dos aspectos éticos e políticos da Estética da existência. O trabalho está fundamentado em algumas obras do legado tardio de Foucault, (2010; 2011; 2012; 2014; 2016; 2020) que detalham o processo de subjetivação e práticas de si; e também se apoia em textos de outros filósofos e comentadores especializados na área de Estética da existência como Candiotto (2006; 2007; 2008; 2010), Díaz (1993), Gutting (1996), Muchail (2021), dentre outros.

MEMBROS DA BANCA:
Presidente – 1553983 – HERALDO APARECIDO SILVA