Aula Magna PPGFIL e minicurso sobre política e violência com Prof. Dr. Newton Bignotto

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL/UFPI) convida todas e todos para sua Aula Magna 2024 com o Prof. Dr. Newton Bignotto (UFMG). O tema da aula será “Golpe de Estado, autoritarismo e violência” e ocorrerá no Auditório Noé Mendes/CCHL/UFPI, na terça-feira, 07 de maio, às 15h.
Partindo do conceito de golpe de Estado, Newton Bignotto procurará esclarecer os laços que unem os regimes autoritários surgidos dos golpes de Estado com a violência em suas mais diversas formas. O primeiro esforço de Bignotto será o de explorar analiticamente o conceito de golpe antes de relacioná-lo com as formas autoritárias de governo. Em seguida, ele mostrará como as diversas formas de violência se relacionam com a estruturas governativas surgidas da ruptura da ordem constitucional.

Além da Aula Magna, Newton Bignotto ministrará o minicurso “Política e violência: Introdução à filosofia da guerra”. O minicurso acontecerá nos dias 08, 09 e 10 de maio, turno manhã, na Sala 340B/CCHL/UFPI.
O minicurso terá como referência central a relação entre violência e política. Dando continuidade ao que será desenvolvido na Aula Magna, Newton Bignotto concentrará na definição e desenvolvimento de uma filosofia da guerra na modernidade. O minicurso visa explorar um aspecto específico da questão mais geral enunciada acima fixando a atenção numa atividade humana na qual a violência está sempre presente: a guerra. Bignotto abordará, dentre outros, o pensamento de Maquiavel, Clausewitz e Michael Walzer.