Banca de DEFESA: ROBERTO FREITAS DOS SANTOS

DATA: 17/11/2021
LOCAL: Virtualmente
TÍTULO: LINGUAGEM E DIÁLOGO EM GADAMER: UM ESTUDO A PARTIR DE VERDADE E MÉTODO
PALAVRAS-CHAVES: Gadamer;Hermenêutica. Linguagem. Diálogo. Interpretação.
RESUMO: Nosso trabalho tem como propósito tratar da relação entre linguagem e diálogo (Sprache, Dialog) a partir do pensamento hermenêutico filosófico de Hans-Georg Gadamer (1900- 2002), tendo como base a abordagem realizada em Verdade e Método (2016), na sua terceira parte. Para isto, consideremos o tema da linguagem em sua relação com o diálogo, aspecto de relação fundamental com o outro. Sendo que a linguagem trata diretamente com o modo de compreensão e interpretação, e a conversação acontece enquanto diálogo. Também, apresentaremos os conceitos gadameriano que são fundamentais para a discussão da nossa investigação, no que se refere à tematização da tradição da hermenêutica, e assim poder caracterizar a sua importância para a compreensão da linguagem verbal e não-verbal. Essas que por sua vez advém da seguinte forma: a linguagem verbal dá-se através da fala, e a linguagem não-verbal se constitui pelo vies da escrita (textos e livros). Dessa forma, podemos entender que a linguagem e o diálogo são fenômenos que acontecem enquanto manifestação hermenêutica, e os mesmos são necessários para o modo de ser do homem.

Presidente – 1571966 – GUSTAVO SILVANO BATISTA
Interno – 1886515 – JOSE VANDERLEI CARNEIRO