Banca de DEFESA: ANDYARA LETICIA DE SALES CORREIA

DISCENTE: ANDYARA LETICIA DE SALES CORREIA
DATA: 17/03/2021
LOCAL: Video Conferencia
TÍTULO: UMA ANÁLISE DA CONCEPÇÃO TRIDIMENSIONAL DE JUSTIÇA DE NANCY FRASER: REDISTRIBUIÇÃO, RECONHECIMENTO E REPRESENTAÇÃO.
RESUMO: A pesquisa que estamos propondo será desenvolvida com base no pensamento de Nancy Fraser sobre a sua concepção tridimensional de justiça, que aborda sobre a redistribuição, o reconhecimento e a representação. Para Fraser, as injustiças são ambivalentes, isto é, dizem respeito tanto a problemas de redistribuição quanto de reconhecimento e, por isso, o modelo redistributivo e o modelo de reconhecimento, por si só, não resolvem as injustiças, pois estão interconectados. É necessário ressaltar a evolução da importância da paridade de participação, que pressupõe redistribuição, reconhecimento e representação. Segundo Fraser, para um cidadão participar da esfera pública deve ter condições socioeconômicas mínimas e reconhecimento de sua identidade, o que levou a ampliação da sua concepção de justiça em relação à dimensão política. A dimensão política que trata da participação política dos cidadãos e da representação dos Estados no mundo em globalização. Fraser elabora e desenvolve a sua teoria de justiça em consonância com as lutas feministas, enquanto critica o capitalismo e modelo neoliberal vigente da sociedade. A presente pesquisa analisa se a autora consegue elaborar uma concepção tridimensional de justiça, por meio da redistribuição, do reconhecimento e da representação, e se isso é possível de ser aplicado em sociedades multiculturais. Busco demonstrar a importância da paridade de participação de todos os cidadãos na sociedade em que vivemos.

Presidente – 2261090 – FRANCISCO JOZIVAN GUEDES DE LIMA
Interno – 875.569.283-49 – JULIANO CORDEIRO DA COSTA OLIVEIRA – UFC